• Principal

  • Trabalhos

  • Contato

  • More

    COPYRIGHT © 2015. Diego Tovar

    • Instagram - White Circle

    @diegotovar_fotos

    Que equipamento comprar?

    Decidi escrever este texto para dar uma luz, um direcionamento àqueles que não entendem muito do assunto e gostariam de saber mais. Muitas pessoas me pedem dicas sobre máquinas fotográficas, qual comprar, qual é melhor, que lente é ideal, etc...

     

    A resposta é sempre a mesma: depende.

     

    Fotografia é uma categoria que, graças à tecnologia, pode variar da máquina mais simples até a mais complexa.  Obviamente, a relação de custo é totalmente proporcional: Quanto mais regulável for a máquina mais cara ela será.

    Eu costumo fazer uma analogia com academia de ginástica.

     

    Fotografia e a academia de Ginástica

     

    Você pode se matricular numa academia simples da esquina ou pode se matricular na academia mais cara de sua cidade. Obviamente elas são diferentes. Provavelmente a academia simples terá equipamentos de musculação e, talvez, uma esteira e ventiladores.

    A outra academia, melhor, terá salas de aula, equipamentos de última geração e professores treinados para te ajudar.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Ambas tem a mesma finalidade e talvez você consiga resultados parecidos. Em qual se matricular? Depende do valor que você dá a isto na sua vida. Quem ama academia acaba pagando um pouco mais por isso (quando possível) porque usará todos os dias e vai tirar proveito do preço que paga.

    Não faz sentido pagar a melhor academia se você vai usar pouco.

     

    Fotografia é 100% igual.

     

    Que perguntas devo saber responder antes?

     

    É muito importante que, antes de querer comprar um equipamento fotográfico, você reflita sobre que o “peso” que a fotografia tem ou virá a ter na sua vida.
     

    • Você gosta de fotografia? Ou gosta muuuito de fotografia? Ou ama?

    • Você quer comprar a máquina e fazer um curso depois? Ou não?

    • Você realmente irá sair para fotografar sempre que possível?

    • Você está disposto a carregar um “trambolho” de alguns quilos em sua mochila quando viajar? Pensar nisto te dá preguiça?

    • Você só quer uma máquina para fazer “fotos melhores?”

    • Você ama fotografia mas acha que não sabe tirar fotos boas e quer aprender?

     

     

    Enfim, são inúmeras perguntas que você deve refletir antes de comprar um equipamento fotográfico.

    E por que refletir?

    Simples, porque fotografia é uma brincadeira cara, até uma máquina "simples" é cara. Então se você quer mergulhar um pouco mais neste mundo precisa realmente querer e estar disposto a pagar os preços que o mercado exige. Claro que você não precisa começar pela melhor câmera do mundo, tudo se começa aos poucos, mas é bom saber que se você realmente gosta do assunto mais cedo ou mais tarde vai se deparar com custos elevados. Não quero desanimar ninguém, dá pra ter boas máquinas sem pagar quantias absurdas.

     

     

    Entendendo um pouco mais sobre equipamentos.

     

    Não tem como não falar da teoria: Fotografia é luz captada e registrada. (sendo simplista). Ou seja, tudo se resume a um equipamento que consegue captar a luz. A Luz é o elemento responsável por tudo na fotografia. E aqui começam as diferenças:

     

    Quanto mais opções sua máquina te oferecer para controlar a luz melhor será seu proveito nas fotos. E quanto mais práticos forem estes  “reguladores” mais fácil será controlar a luz e obviamente, mais cara será sua máquina.

     

    Vou tentar criar três categorias para ajudar. Entendam que não é tão simples assim mas o objetivo deste texto é tentar ajudar um pouco a quem ainda é leigo no assunto, e vou dividir o assunto entre corpo da máquina e lentes. São duas coisas diferentes.

     

    Máquinas simples 

     

    Estas máquinas são para pessoas que gostam de fotografar, registrar momentos mas não estão tão dispostas a regular vários comandos e tampouco gostam de carregar peso. Ou seja: coloca no modo automático e pronto.
    Estas máquinas, convenhamos, são ótimas porque regulam tudo pra você e muitas vezes melhor que um fotógrafo mais avançado. Costumam ter boa qualidade ótica e resolução adequada para revelar ou imprimir a foto em tamanhos normais.

     

    Algumas mais avançadas já permitem até a troca de lentes. Falarei de lentes mais abaixo.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Máquinas intermediárias (corpo)

     

    Estas máquinas já começam a ter algumas particularidades: o tamanho, a possibilidade de trocar de lentes e as regulagem de luz, entre outras. Também tem uma caraceterística clássica em reguladores: geralmente você tem 1 regulador que serve para alterar entre o diafragma e o obturador. (um regula a quantidade de luz que entra na máquina e o outro regula o tempo que esta luz vai ficar entrando na máquina).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Ou seja, ajuda bastante porque agora, com apenas um dedo, você controla estas variáveis. Além disso, você também ganha capacidades maiores de ISO ( Que mede a sensibilidade do filme, ou seja, quanto maior o ISO sua máquina tiver, menos luz você precisará e ter permite tirar fotos mais claras em lugares com pouca luz - sendo simplista, é isso) e também ganha configurações de foco que te permitem deixar uma área em destaque e outra mais borrada.

     

     

    Máquinas Avançadas (corpo)

     

    Estas máquinas somam tudo o que as intermediárias tem ao fato que aqui você já tem 02 reguladores independentes: um para o diafragma e outro para obturador. Isto faz muita diferença quando você tem fotos mais complexas que envolvam velocidade, efeitos de silhueta, nascer do sol, etc.. porque são situações onde regular a luz exige agilidade e frequência, por isso, com 2 reguladores fica muito mais fácil e rápido de fazer.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    E, claro, estas máquinas conseguem usar capacidades máximas de ISO, foco, configurações diversas e as mais avançadas já vem com o corpo resistente a àgua (não para mergulhar mas para chuvas ou eventuais incidentes onde a máquina se molha).

     

    E as lentes? por que tem tantas e por que são tão caras?

     

    Fazendo outra analogia (eu adoro analogias para explicar), o corpo de sua máquina é a estrada e a lente é o tipo de veículo que você vai usar para dirigir nessa estrada. Você pode ter uma estrada linda e perfeita e dirigir nela com uma moto, ou com um carro conversível, ou com um caminhão. Todos os veículos te farão dirigir pela mesma estrada a diferença é que cada um deles te proporcionará uma experiência diferente.

     

    Lentes são veículos e por isso existem vários tipos, tamanhos e preços.

     

    Usarei linguajar simples para que todos entendam. Vamos começar pelo famoso Zoom.

     

    Lentes com Zoom ou teleobjetivas

     

    O Zoom é um benefício que algumas lentes tem. Ele é bom ou ruim? Não existe esta análise. Zoom é bom quando você precisa dele, se você não quer fotografar nada longe, obviamente você não precisa disto. Meu conselho pessoal é que as pessoas acham que não precisam de zoom mas quando começam a fotografar sentem necessidade de um zoom maior.

     

    Geralmente este zoom é medido nas lentes da seguinte forma: 18-75mm ou 18-200mm ou 18-300mm. É fácil entender que quanto maior for o número final, maior será o seu zoom. O primeiro número mede o "campo de visão sem o zoom", meio difícil de explicar mas signfica que quanto menor for este número "mais coisas caberão em sua foto " bruscamente falando.

     

    Vou colocar abaixo exemplos que ajudarão a entender melhor isto.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Lentes olho-de-peixe ou grande angular.

     

    Estas lentes são aquelas que conseguem enquadrar uma quantidade enorme de informação porque o campo de visão dela é enorme. Geralmente são lentes medidas como 10mm, 12mm, 16mm e raramente tem opção de zoom, elas geralmente são fixas e servem somente para fotos com esta finalidade. Elas também tem a caracteristica de deixar as fotos mais arrendondadas em suas extremidades.  

     

    Abaixo colocarei exemplos de fotos tiradas com estas lentes.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Lentes claras

     

    Lembra que falei que tudo na fotografia é luz? As lentes são classificadas também pela claridade delas.

    Existem lentes mais claras que outras e o preço é totalmente proporcional à claridade. O modo técnico de classificar a claridade de uma lente é desta forma: f/1.2(que eu saiba é a lente mais clara que existe), depois vem a f/1.4 , f/1.8, f/2.8 e eu recomendo que comprem lentes que tenham claridade até f/5.6 (mais que isso a lente já fica escura).

     

    Estas lentes maisclaras são consideradas aquelas que vão até f/2.8, a partir disto são lentes "normais".

     

    E para que servem estas fotos? geralmente para 2 coisas principais: Para dar destaque a um elemento e desfocar o fundo. Quanto mais clara for sua lente mais desfocáado ser o fundo e maior destaque terá o que você focou. Este efeito é muito usado na fotografia e realmente dá uma estetica muito interessante na foto.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    E também para fazer fotos em lugares muito escuros, onde tem pouca luz e a lente mais clara te ajuda a captar luz fazendo com que sua foto não fique tão tremida ou que você não tenha que apelar para o ISO muito elevado pois isto deixa sua foto granulada, algo que chamamos de "ruído".

     

     

    O ideal para começar é ter apenas 1 lente teleobjetiva. De preferência que seja, no mínimo, 18-70mm ou 18-105mm. Com uma lente destas você estará  "equipado" para fazer 80% das fotos que você pretende, com o passar do tempo você pode ir comprando outras lentes e montando seu equipamento. Eu fiz assim.

     

    O texto ficou maior do que queria mas espero que tenha ajudado a ter uma visão ampla do assunto. Se quiser tirar outra dúvida mais aprofundada, fique a vontade de entrar em contato aqui.

     

    Diego Tovar

     

     

    Leia também:

     

    8 coisas para você pensar antes de fotografar

     

    Dicas para fotografar o amanhecer

     

     

     

     

    18mm

    70mm

    200mm